Nome: Gonçalo Martins de Sousa

Nascimento: 3 de Abril de 1974 - Penacova (Coimbra - Portugal)

 Nasci no dia 3 de Abril de 1974, em Penacova, onde morei até Novembro de 1975.

 Nessa altura, fruto das contingências da vida, os meus pais decidiram rumar a França, até à cidade de Brive-la-Gaillarde (departamento 19 - Corrèze - Limousin), onde aprendi a conhecer a sociedade francesa.

  Comecei por frequentar a École Primaire S.Germain, na fase de estudos pré-primários e primários, onde concluí a classe de CM2 em 1984-1985.

 Passei então a frequentar aulas no Lycée / Collège Eugene d'Arsonval, onde concluí o nível de 4ème (8º ano de estudos) em 1987-1988.

 Entretanto, passei a frequentar a École Nationalle de Musique et de Danse Classique de Brive, desde o 6 anos de idade, até ao ano de 1988, concluindo os níveis de Moyen (7º grau) em Formação Musical, e Élementaire (5º grau) em Formação Instrumental em Oboé.

 Em Junho de 1988, regressei a Portugal, à minha terra natal, onde retomei os meus estudos, na Escola Secundária de Penacova, no 9º ano de escolaridade.

 Passado um ano, ingressei nas fileiras da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova, como oboísta... Um ano e meio depois, devido a problemas mecânicos com o oboé (que tinha comprado antes de regressar a Portugal), iniciei-me nos estudos de Clarinete, que me permitiram manter-me como músico, na Banda Filarmónica, na qualidade de 1º Clarinete, até ao ano de 1995.

 Entretanto, em 1992, após conclusão do 12º ano, na área de Ciências Naturais (Área A), consegui ingresso no Ensino Superior, na Licenciatura em Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

 Nesse mesmo ano, iniciei actividades como Monitor da recém-criada Escola de Música da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova.

 Em 1996, por necessidade premente da Banda Filarmónica, que pretendia colmatar uma lacuna que se estava a prever para breve, assumi o desafio de iniciar estudos práticos em instrumentos de metal (em paticular na família das Tubas e Eufónios), tendo a Banda Filarmónica adquirido, para esse efeito, uma Tuba em Sib.

 Em Outubro de 1997, frequentei o Curso de Regência de Bandas Filarmónicas do INATEL, em Oeiras, Ministrado pelos professores Alberto Roque, José Brito, Paulo Lameiro, Domingues Caeiro e Tristão Nogueira, numa turma constituída por alunos de renome actual, como são os casos de André Granjo, Paulo Perfeito, Albano Neto, Luzia Rocha, entre outros, conforme atesta o diploma que certificou a minha presença no referido Curso.

 Em 1998, fui convidado a integrar as fileiras da Associação Filarmónica 25 de Setembro (Montemor-o-Velho), tendo por esse meio frequentado 3 Workshops de Aperfeiçoamento de Músicos de Bandas Filarmónicas, promovidos pela C.M.Montemor-o-Velho.

 Em 2000, participei, a convite da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, no Projecto "Wend'Reng" - Jovens Músicos Europeus (um projecto de Intercâmbio Musical, promovido por meio da criação de uma orquestra composta por cerca de 150 Músicos provenientes das localidades de Friedberg (Alemanha), Bressuire (França) e Montemor-o-Velho, que participaram numa digressão europeia pelos 3 países representados), como executante de Tuba Sib.

 Em 2003, fui convidado pela Sociedade Filarmónica Louriçalense (Concelho de Pombal), para desempenhar as funções de executante de Tuba (Sib), na qualidade de Músico-Convidado.

 Em 2006/2007, iniciei actividades como Monitor de AEC's (Actividades de de Enriquecimento Curricular) - Área de Ensino da Música - na EB1 Casal da Rola - Louriçal (Concelho de Pombal).

 Tambem nesse ano lectivo iniciei actividades como Monitor da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Louriçalense.

 Em 2007/2008, fui convidado a ministrar AEC's, na Área de Ensino da Música, nas Escolas EB1 Louriçal e Instituto D.João V.

 Depois de concluir o Estágio Pedagógico do Ramo Educacional da Licenciatura em Matemática (formato pré-Bolonha),  obtive aprovação à disciplina de Estatística (do 3º ano), concluindo assim a Licenciatura em Matemática (formato Bolonha), em Janeiro de 2010, com média final de 12 (doze) valores.

 Nesse mesmo ano, concorri ao ingresso no Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (formato Bolonha), tendo concluido o mesmo em Julho de 2012, com média final de 13 valores.

 Entretanto, continuei a trabalhar nas áreas das AEC, primeiro em Coimbra (EB1 Palheira e EB1 Valongo - Agrupamento de Escolas Silva Gaio), entre Setembro de 2009 e Maio de 2010 e, mais tarde, em Penacova, onde terminei o ano letivo 2009/2010 (EB1 Figueira de Lorvão e EB1 Miro) e continuei a trabalhar, até final do ano letivo 2011/2012, nas diversas EB1 abrangidas pelo Agrupamento de Escolas de Penacova.

 Em Abril de 2009 frequentei um Curso de Direção de Orquestras de Sopros, promovido pela AMA (Academia Musical Arazedense), em parceria com a firma Cardoso e Conceição, ministrada pelo Maestro e Professor António Saiote.

 Em Dezembro de 2009, fui convidado a integrar a Orquestra de Sopros de Coimbra (antigo GISC - Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra) na qualidade de Músico de Tuba.

 Em Março de 2010 fui eleito Vice-presidente da Direção da Casa do Povo de Penacova, contribuindo para a remodelação da Escola de Música, onde desempenhei funções de Membro da Direção Artística e Pedagógica, na qualidade de Professor de Formação Musical e da Classe de Metais.

 Entre Janeiro de 2011 e Março de 2012, assumi as funções de Maestro da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova e de Presidente da Direção da referida Casa do Povo.

 Entretanto, passei a frequentar o Nível I do Curso de Direção de Orquestras de Sopros, promovido na Covilhã pelo CEDOS (Centro de Estudos de Direção de Orquestras de Sopros) e ministrado pelos Maestros e Professores Luis Clemente, Paulo Ramos e José Cavaco.

 Nesse contexto, frequentei os Cursos de Direção

   Ainda durante o ano de 2012, frequentei o o Curso de Direção de Orquestras de Sopros, promovido pela OSC e ministrada pelo Maestro André Granjo e o II Curso de Direção, promovido em Gouveia pela SMG - Sociedade Musical Gouveense, ministrado pelo Maestro Convidado Paulo Martins.

  Em 2013, participei ainda no Estágio e Curso de Direção de Orquestra, promovido em Tomar pelo Canto Firme de Tomar (Conservatório de Artes), ministrado pelo Maestro Alberto Roque, e sob a Direção Técnica de Simão Francisco.

  Terminando o ano de 2013, frequentei o III Curso de Direção, promovido em Gouveia pela SMG - Sociedade Musical Gouveense, ministrado pelo Maestro Convidado Jean Sébastien Béreau, entre 28 de Dezembro de 2013 e 3 de Janeiro de 2014, participando também nos "Dias de Música Eletroacústica", integrados no evento.

  Durante o ano de 2014, voltei a participar em Estágios de Direção de Orquestras, com maior incidência na região de Tomar. Assim, participei:

De 3 a 5 de Outubro de 2014, a convite da Banda da Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra (Filarmónica Moimentense), participei (como Maestro convidado) no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, enquanto responsável pela coordenação dos naipes de Trompas, Trombones, Bombardinos, Tubas e Percussão.

 Entretanto, tenho vindo também a participar com regularidade em diversas atividades promovidas pela Banda Forum / Filarmonia Portuguesa (BF/FP), agrupamento em representação do qual tive oportunidade de atuar, enquanto Músico, em Arazede, na Sala Suggia da Casa da Música, em Pampilhosa (Mealhada), Águeda, Campo (Valongo), Celorico da Beira, Europarque de Santa Maria da Feira, Arganil e Estarreja entre outros locais.