1997 - 1ª Experiência: INATEL - Oeiras/97
Desde cedo que a paixão pela arte da direção musical se começou a manifestar.
Foi em 1997, decorria a 2ª quinzena de Outubro, que abracei o primeiro desafio nessa área, ao decidir frequentar a XXVI edição do Curso de Regência, promovido pelo INATEL, no Centro de Férias de Oeiras.
Esse curso foi ministrado pelos seguintes formadores:
- Alberto Roque (Direção Musical / Análise / Formaçáo auditiva);
- José Brito (Direção Musical / Análise / Formaçáo auditiva);
- Paulo Lameiro (História da Música);
- Tristão Nogueira (Coordenação e Workshops complementares)
Este curso contou também com um workshop de manutenção de instrumentos, apresentado por Domingos Caeiro.
Click Here
Primeiras experiências com bandas
A frequência de cursos e workshops de direção permitiu-me, a partir de certa altura, começar a desempenhar funções de coadjuvação ao Maestro Titular, nomeadamente, na Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova, onde já desempenhava funções de direção e de ensino, na Escola de Música.
Assim, na ausência do Maestro Titular, competia-me substituí-lo, nas suas funções, o que incluia trabalhos de planificaçã e realização de ensaios, e a direção musical da Banda Filarmónica e/ou da Orquestra Juvenil (entretanto criada, no âmbito da Escola de Música).
Click Here
2009 - 2ª Experiência: Estágio de Direção - Maestro António Saiote (Arazede, Abril/2009)
Em abril de 2009, surgiu a primeira oportunidade de trabalhar na área de direção com uma personalidade de renome.
Realizado em Arazede, na sede da AMA (Academia Musical Arazedense), este estágio teve a duração de dois dias (um fim de semena), durante o qual pude aprimorar técnicas de direção e aprofundar conhecimentos sobre instrumentação e repertório musical para orquestras de sopros.
Click Here
2010-2012 - CEDOS - Centro de Estudos de Direção de Orquestras de Sopros (Covilhã, setembro de 2010 a junho de 2012)
Sentindo a necessidade de desenvolver capacidades e competências a vários níveis, abracei um novo desafio: frequentar o curso de direção do CEDOS, na Covilhã, dirigido e ministrado pelo Maestro Luis Clemente.
Durante os dois anos de frequância deste curso, tive oportunidade de desenvolver competências nas áreas de:
- Técnicas de Direção;
- Análise;
- Repertório;
- Isntrumentação e Orquestração;
... entre outras.
No âmbito desse mesmo curso, participei também, como aluno, nos estágios de direção de da BSC - Banda Sinfónica da Covilhã (abril/2011 e abril/2012) e do ENOS - Encontro Nacional de Orquestras de Sopros de Portel (Julho/2011 e Julho /2012).
Click Here
2011 - OSC - Orquestra de Sopros de Coimbra (Maestro André Granjo)
A chegada do Maetro André Granjo à Direção Artística da Orquestra de Sopros de Coimbra permitiu aos Músicos interessados, o desenvolvimento de técnicas e competências na área da Direção de Orquestras, sendo a formação ministrada pelo próprio Maestro Titular: André Granjo.
Click Here
2011-2012 - Maestro titular (BFCPP, Penacova)
Na sequência da saída do Maestro Titular, assumi as rédeas da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova e a Direção Técnica, Artística e Pedagógica da Escola de Música.
Foi a minha primeira (enriquecedora) experiência pessoal na qualidade de Maestro Titular, numa Banda Filarmónica.
Click Here
2012 - SMG - Sociedade Musical Gouveense - Estágio de Direção - Maestro Paulo Martins (Dezembro/2012)
Em dezembro de 2013, uma semana antes do Natal, surgiu a hipótese de poder trabalhar com outro maestro de renome: Paulo Martins.
Durante uma semana, foi possível aprender novas técnicas, aprimorar conhecimentos de repertório.
Também foi possível conhecer duas figuras incontornáveis do panorama musical português: Jorge Almeida (trompete) e Ilídio Massacote (Tuba) que participaram como solistas nos ensaios e no concerto de encerramento, com a qualidade técnica e o espírito de camaradagem que lhes é particular.
Click Here
2013 - SMG - Sociedade Musical Gouveense - Estágio de Direção - Maestro Jean Sébastien Béreau (Dezembro/2013)
Passado um ano, operou-se o regresso a Gouveia, desta feita para trabalhar com outra figura incontornável da Direção Musical: Jean Sébastien Béreau.
Durante a semana em que decorreu o curso, para além de novas técnicas de direção, tivemos também oportunidade de recolher importantes noções de História da Música e de repertório (fruto em grande parte, da vasta experiência de vida do Maestro J.S.Béreau).
Click Here
2013-2015 - Canto Firme de Tomar (Maestro Alberto Roque - Agosto/2013, Agosto/2014, agosto/2015)
Alberto Roque foi o Maestro convidado pelo Canto Firme de Tomar - Conservatório de Artes - para orientar os estágios de verão da OSMT - Orquestra de Sopros do Médio Tejo.
Tive oportunidade de participar nas 3 edições. Cada uma delas apresentou características bastante distintas, desde logo a nível da escolha do repertório que variou, de ano para ano, e que permitiu também trabalhar com coro.
Click Here
2014 - Firmação - Estágio de Verão com Curso de Direção (Mação, Julho/2014)
2014 revelou-se um ano bastante produtivo, em termos de formação na área da direção musical.
Um dos eventos em que participei realizou-se em Mação, e foi promovido pela Firmação, extensão do Canto Firme de Tomar, sob a dierção musical dos Maestros Simão Francisco e Pedro Andrade.
Click Here
2014 - Estágio de Brass Band e Percussão com Curso de Direção (Associação "The BellsBrass", Maestro Pedro Andrade, agosto/2014)
Ainda mal descansado do Curso de Direção do Canto Firme de Tomar, voltei novamente às lides da direção musical, com a participação no curso de direção musical, promovido pela "The Bells Brass", enquadrado na 2ª edição do Estágio de Brass Band e Percussão, realizado em Ourém.
Click Here
2016 - Curso de direção de orquestras de sopros (Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, Maestro/Compositor Nuno Osório, Abril/2016)
Em abril/2016, por ocasião das comemorações de preparação do seu centenário, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense promoveu um curso de direção, ministrado pelo Maestro e Compositor Nuno Osório, no qual tive oportunidade de participar como aluno participante.
Click Here
2016 - Curso de Direção / Curso de Instrumentista (CRAA, Reguengos de Monsaraz, Maestro António Menino, junho/2016)
Em 2016, novo desafio se apresentou, com a participação no 2º Curso de Direção / 3º Curso de Instrumentista, promovido pelo CRAA (Conservatório Regional do Alto Alentejo), sob a batuta do Maestro António Menino.
Durante a última semana do mês de Junho, tive oportunidade departicipar nos dois cursos, que se caracterizou pela apresentação dum repertório tecnicamente exigente, apresentado por uma orquestra constituída por mais de 100 músicos maioritariamente jovem e proveniente (na sua grande maioria) de terras alentejanas.
Click Here
2019 - Masterclass de Direção de Orquestra / Estágio de Orquestra (CRAA, Reguengos de Monsaraz, Maestro Tiago Alves, Julho/2019)
A experiência de 2016, em terras alentejanas, agradou-me tanto, que decidi repetir a experiência, três anos decorridos, com a participação na V Masterclass de Direção de Orquestra / VI Estágio de Orquestra, promovido pelo CRAA (Conservatório Regional do Alto Alentejo), desta feita, ministrado pelo Maestro Tiago Alves.
À semelhança da experiência anterior, este estágio contou novamente com um repertório tecnicamente exigente, mas motivante para a centena de participantes jovens desta edição.
Click Here
2019-2023 - Curso de Direção Musical para Orquestra, Banda e Coro (OFD, Orfeão da Foz do Douro, Maestro Afonso Alves)
Com o objetivo de formalizar as minhas capacidades e competências na área da direção musical, propus-me um novo desafio: frequentar um curso de direção que me proporcionasse acesso a um processo de certificação.
Nesse contexto, inscrevi-me na 4ª edição do Curso de Direção promovido pelo Orfeão da Foz do Douro (Porto), e ministrado pelo Maestro Afonso Alves, e cuja certificação poderia ser obtida, mediante realização de exames, para obtenção dos graus de DipABRSM (Diploma of the Associated Board of the Royal Schools of Music) e LRSM (Lice3nciate of the Royal Schools of Music).
Com o aparecimento da pandemia de Covid'19, os exames tiveram de ir sendo adiados, até existirem condições para uma deslocação segura dos júris de exame (desde o Reino Unido), o que apenas pôde ocorrer em junho/2022, com a realização deexames para obtenção do grau DipABRSM, do qual obtive aprovação.
Aguardo entretanto oportunidade para poder realizar exames com vista à obtenção do grau de LRSM, continuando a participar no referido Curso de Direção, como aluno participante.
Click Here
Anterior
Next