Formação

Música

Ao longo da minha carreira musical, procurei promover e desenvolver uma formação contínua, fundamentada na participação regular em Masterclasses, Cursos, Estágios e outras demais atividades. Nesse contexto, os seguintes eventos (entre outros), constituíram oportunidades excelentes para eu poder atualizar e aprofundar conhecimentos, capacidades e competências, não apenas na área de Direção de Orquestras, como também na Prática Instrumental:

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit, litora malesuada tempor id euismod nullam morbi ex, velit imperdiet cras vivamus aenean ultricies.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit vestibulum est, hendrerit condimentum vulputate imperdiet vivamus suscipit eu dapibus, dis sagittis ligula cursus mus interdum dui urna.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit congue convallis, litora vehicula ad praesent nunc cras mauris et tempor dignissim, ultrices vestibulum luctus justo erat taciti augue porttitor.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit, semper erat libero varius mauris nibh eget diam, nunc ut curae habitasse dictum urna.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit, rhoncus ultrices massa hendrerit integer interdum curabitur senectus, ante cras vitae eros montes pulvinar.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit ullamcorper vestibulum, rhoncus tempus suspendisse libero diam eleifend praesent phasellus, malesuada dapibus dictum curabitur ornare per natoque vivamus.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing, elit duis maecenas maximus pretium, dapibus pharetra libero efficitur leo.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit ligula maximus accumsan, dis nunc non primis taciti lobortis erat rutrum et, efficitur vestibulum morbi dapibus curabitur facilisi iaculis pharetra laoreet.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit eros lacus turpis, efficitur eleifend condimentum class diam fermentum inceptos magna tortor, a at odio curae arcu elementum cubilia neque quis.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit molestie maximus commodo vel dui, feugiat pharetra nibh diam efficitur conubia pretium mus urna massa.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit cursus ultrices praesent, vivamus purus habitant proin fames netus lacus consequat blandit, mauris lectus litora augue dignissim natoque faucibus erat morbi.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit tortor, massa porta torquent laoreet bibendum dictum velit.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit nam auctor nullam, semper phasellus bibendum justo primis ad inceptos varius praesent egestas, tempus aenean ut ornare habitasse pulvinar consequat est tellus.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit gravida, blandit quis aenean faucibus cubilia consequat senectus facilisis, libero vel turpis at mauris tortor feugiat.

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit arcu auctor aliquet, fusce platea risus senectus neque viverra imperdiet habitasse ornare, tincidunt nostra et enim tristique hac venenatis curae eleifend.

Fruto da relevância do meu Curriculum Musical, certificado pela DREC (Direção Regional de Educação do Centro), por intermédio da DGIDC (Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular), tive oportunidade de lecionar Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), em escolas do 1º CEB, nos seguintes Agrupamentos de Escolas:
Ministrei Ensino de Música, – na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Casal da Rola (durante o ano letivo 2006/2007), – no Instituto D. João V (durante os anos letivos 2006/2007 e 2007/2008) – na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Louriçal (durante o ano letivo 2007/2008), na Freguesia de Louriçal, Concelho de Pombal), em estreita colaboração com a Filarmónica Louriçalense (onde atuei, entre 2005 e 2008, como músico convidado) e a sua Escola de Música (onde dei aulas de Tuba entre 2007 e 2008).
Ministrei Ensino de Música, nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de – Palheira – Valongo na freguesia de Antanhol, Concelho de Coimbra, de setembro de 2009 a maio de 2010, em colaboração com a Associação Integrar.
Ministrei Ensino de Música, nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de: – Figueira de Lorvão (freguesia de Figueira de Lorvão, Concelho de Penacova) de maio de 2010 a julho de 2012, – Miro (freguesia de Friúmes, Concelho de Penacova) de maio de 2009 a julho de 2009, – diversas outras escolas integradas no Agrupamento de Escolas de Penacova, de setembro de 2010 a julho de 2012, em colaboração com – o Município de Penacova – a Casa do Povo de Penacova (instituição na qual desempenhei as funções de Maestro da Banda Filarmónica, Professor / Monitor e Membro Efetivo da Direção Artística e Pedagógica da Escola de Música).
Para o desempenho destas funções, muito contribuiu a relevância do meu Curriculum Musical, reconhecida e certificada pela Direção Regional de Educação do Centro (DREC), através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), e enriquecida pela frequência da Ação de Formação “Pedagogia e Didática no Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico”, acreditada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, com o nº de acreditação CCPFC/ACC-55682/09, na qual obtive a avaliação de “Bom” (7,2 valores).
Ação de Formação - DGIDC

Ação de Formação DGIDC

A experiência adquirida ao longo dos períodos em que:
      – desempenhei funções de Professor / Monitor em diversas escolas de música,
      – integrei os Órgãos Sociais da Casa do Povo de Penacova,
      – coadjuvei o Maestro Titular da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Penacova, no desempenho das suas funções,
permitiu-me dar um importante contributo para a reestruturação do funcionamento e do Projeto Pedagógico de diversas Escolas de Música.

Foi nesse contexto que, para além dos dois seminários para o associativismo (ver separador “Seminários para o Associativismo”, no capítulo “Associativismo” desta página, mais abaixo) frequentei uma ação de formação promovida pela Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra (FFDC), destinada a Formadores das escolas de música das Bandas Filarmónicas associadas.

Formação FFDC

Formação FFDC

Formação de Formadores

Apesar de o meu Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário me conceder habilitações para a  obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas, optei por frequentar um Curso de Formação Inicial de Formadores, aproveitando assim a oportunidade para atualizar as minhas capacidades e as minhas competências, nessa área.

Completei a frequência dessa formação com a classificação final de __ valores.

Mal completei a Formação Inicial de Formadores, e porque as TIC representam, atualmente, um meio cada vez mais generalizado de transmissão de informação e conhecimentos, decidi frequentar também uma Ação de Formação Profissional de Formação de e-Formadores, destinada a Formadores, que completei com aproveitamento, com a classificação final de __ valores.

Associativismo

Face ao desafio que constituiu a integração dos Órgãos Sociais de diversas instituições culturais, senti a necessidade de me instruir mais aprofundadamente sobre o assunto do Associativismo.

Nesse contexto, e tendo em conta esses objetivos traçados, decidi então participar ativamente (em representação da Casa do Povo de Penacova) nas IV e V edições do Seminário para o Associativismo (ambos organizados, em Águeda, pelo Espaço d’Orfeu).







No âmbito do Programa de Procura Ativa de Emprego, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), frequentei uma formação em Empreendedorismo e Gestão de Projetos. Essa ação de formação foi integrada na iniciativa formativa “PROVI@“, e desenvolveu-se em 3 fases, sendo a 3ª delas constituída por uma Formação Prática em Contexto de Trabalho, que realizei na Junta de Freguesia de Penacova, e durante a qual procurei desenvolver e promover um plano de Ação para a denominada “Casa da Freira” (um núcleo museológico de âmbito etnográfico e folclórico, instalado num edifício que se localiza em frente à Junta de Freguesia de Penacova).

Outras formações

A frequência da formação “WWW – Produção e publicação de conteúdos na Web” (uma ação de formação de caráter teórico-prático, promovida e realizada pela Câmara Municipal de Penacova, nos dias 7 e 8 de abril de 2014, na Biblioteca Municipal de Penacova) permitiu-me descobrir novas técnicas e ferramentas especificamente direcionadas para a produção e a publicação de conteúdos na web.

Antes da freqência da pós-graduação em Programação em Java (integrada no Programa “AoR – Acertar o Rumo” – um programa de reconversão profissional), e para além de todas as disciplinas da área da Matemática Computacional (frequentadas durante a Licenciatura em Matemática e o Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário), procurei sempre manter atualizados os meus conhecimentos na área de Programação. Nesse contexto, tenho participado regularmente em diversos cursos (maioritariamente realizados à distância) de programação, dos quais eu posso destacar os seguintes:
Softblue é uma plataforma online de formação modular em programação, na modalidade de ensino à distância, que tem diversos cursos relacionados com Java, PHP, C#, Lógica, MySQL, HTML, JavaScript, CSS – entre outros – com possibilidade de avaliação e emissão de certificado de conclusão – de todos os cursos que têm componente de avaliação.
“Estruturar um curso no Moodle” é um curso online, organizado e promovido pela Unidade de Ensino à Distância do IPL – Instituto Politécnico de Leiria, que nos ensina (entre outros) a criar, estruturar e desenvolver cursos, usando a plataforma Moodle.
“Apresentações Criativas com o Prezi” é um curso online, organizado e promovido pela Unidade de Ensino à Distância do IPL – Instituto Politécnico de Leiria, que nos ensina (entre outros) a criar, estruturar e desenvolver apresentações animadas e interativas, usando a plataforma Prezi.
Return
Voltar